- Ano V - nº 6 (46) - Maio de 2011.                                                                Direção: Osiris Costeira

ENEAGRAMA - Therezinha Menescal - terezamh@gmail.com

O ENEAGRAMA E OS SEUS TIPOS - 3ª Parte

Finalizando esta série de estudos em que se focalizaram os tipos personológicos analisados pelo Eneagrama, discutiremos as características dos chamados Tipos 7, 8 e 9 que completam os tipos anteriormente estudados.

TIPO 7: “O NARCISISTA” - “O ENTUSIASTA”

COMO O MUNDO ME AMEAÇA?

COMO VOU ENCONTRAR SEGURANÇA PARA NÃO SOFRER?

Tipo mental, TIPO 7 usa sua imaginação positiva de modo a interpretar a vida como um grande projeto, onde ele vai arquitetar planos otimistas que se realizarão e onde ele possa sempre obter a melhor parte.

Como o 5 e o 6, TIPO 7 carrega um grande medo. Seu medo é de sofrer privações, limitações de qualquer ordem que o forcem a deparar-se com a responsabilidade de crescer. Em seu mundo de fantasias ele parece viver a síndrome de Peter Pan. Sua compulsão é evitar o sofrimento.

TIPO 7 se vê como um “entusiasta”, provando todas as possibilidades que a vida oferece numa espécie de ansiedade em satisfazer-se. Na verdade ele é espontâneo, voraz, dispersivo, otimista, ocupado com muitos interesses e pode ser caracterizado como um “Bêbado Guloso”, pois se embriaga com as deliciosas oportunidades da vida, dando vazão a sua paixão que é a gula de tudo querer, de com tudo inebriar-se sem, no entanto, aprofundar-se.

A natureza essencial do TIPO 7 está relacionada à lei do “Plano Divino”, à idéia de que o Criador tem um plano de realização perfeito para o Universo. Esta lembrança essencial leva-o a uma distorção, acreditando-se capaz de tudo arquitetar, sonhar, pois, ao final, tudo se realizará magicamente. Fazer “castelos no ar”, vender “gato por lebre” são habilidades comuns do TIPO 7. Sua idéia fixa é levar o melhor da vida. Seu ego astuto manipula com simpatia e sedução para ser atendido. Tudo o que ele quer é ser feliz sem limites.

A dificuldade para os indivíduos deste TIPO está em sua dispersão, inconstância e superficialidade. Para crescer ele precisa desenvolver a virtude da sobriedade, do equilíbrio para não se perder na vida. Otimismo, jovialidade,capacidade de entusiasmar os outros e planejar idéias são seus talentos apreciáveis,quando bem direcionados, e devem ser aproveitados na condução de grupos.

TIPOS 7:

·         Têm interesse inicial nas coisas, mas logo mudam de idéia

·         Não levam nada muito a sério

·         Cheios de energia, têm aparência jovial

·         Querem ser livres, não aceitam controle, mas gostam de controlar os outros

·         São egocêntricos, narcisistas e nunca se acham culpados de nada

·         No medo de sofrer privações podem manifestar-se como “pão-duro”

·         Quando, finalmente, vêem seus planos não realizados podem chegar a depressões profundas ou desperdiçarem suas vidas no jogo ou vadiagem.

TRAÇO 8: “O EMPREENDEDOR” - “O PATRÃO”

EU E MEU ESPAÇO: “COMO ME SITUO NO MUNDO?”

Tipo físico, o TIPO 8, mais que os outros de seu grupo, busca situar-se no mundo a partir de uma interpretação sensorial do espaço. Ele precisa apropriar-se de seus domínios e deixar claro quem manda, quem é o dono. A questão fundamental para este TIPO é ter o controle da própria vida, e para obtê-lo empenhará toda sua força, sua raiva e lutará com qualquer arma em nome do que considera justo para si e para aqueles a quem coloca sob sua proteção. Ele acredita que sua raiva é “santa”, pois o mundo é “injusto e desigual” e cabe a ele exercer “justiça”.

TIPO 8 é mesmo forte, dominador, confiante, obstinado, apaixonado, provocador e, realizando estes atributos com intensidade, cai na sua paixão que é a luxúria de fazer tudo até o esgotamento para provar o quanto ele “pode”. Mas seus atributos, quando bem direcionados, o tornam realmente um empreendedor valioso para a sociedade.

Ele tem medo de ser magoado, de ser controlado e procura proteger-se não se deixando invadir, enquanto exerce sua vontade no mundo dominando e sujeitando o outro.

A idéia que norteia a sua natureza essencial é a Vontade Divina, aquela que contem o Poder de fazer acontecer. Em sua visão distorcida o TIPO 8 acha que é ele o dono do Poder, da Vontade e da Verdade devido a sua idéia fixa de vingança, pois vê em todos  inimigos potenciais. Em seu trabalho de crescimento a maior dificuldade será dissolver estas crenças e desenvolver a virtude da inocência de sua criança interior, então,poderá descansar de suas batalhas.

TIPOS 8:

·         São vitais, cheios de força e determinação

·         São competitivos e não aceitam ordens, sugestões ou instruções

·         Exercem controle e poder com dinheiro

·         Não têm sentimento de culpa

·         São bons provedores e vêem seus familiares como propriedades dele

·         São mafiosos nas relações com amigos provocando e protegendo

·         Só revelam fragilidade quando abalados por um grande sofrimento emocional podendo nestas ocasiões ver desmoronar toda sua estrutura

·         Os tipos mais negativos tendem a comportamentos sociopatas, desafiando a ordem estabelecida

TRAÇO 9: “O PACIFISTA” - “O CONCILIADOR”

EU E MEU ESPAÇO: “COMO ME SITUO NO MUNDO?”

                    “NÃO DEFINE NEM SE APROPRIA DE UM TERRITÓRIO”

Tipo nuclear do grupo físico, TIPO 9 tem uma percepção extremamente sensorial do mundo interpretando-o a partir das sensações que reforçam ou dificultam sua aceitação e integração nele.

Situado entre o 1 que define seu espaço e o 8 que o conquista, o TIPO 9,com sua noção abrangente do que seja situar-se, é elástico, condescendente,acreditando que há lugar para tudo e para todos, preferindo deixar que os outros se situem para, então, localizar-se. Esta sua capacidade de adaptação esconde uma grande raiva na raiz de seu comportamento, levando-o a reagir com agressividade ou ressentimento quando se sente desconsiderado. Nestas ocasiões poderá usar sua força de modo oblíquo explodindo intempestivamente ou manifestando uma resistência silenciosa e teimosa para fazer o que lhe convém enquanto os outros acreditam que o estão conduzindo.

TIPO 9 se vê como um “Pacifista”. Considera-se uma pessoa de fácil convivência e em sua visão universalista acredita que tudo pode ser resolvido pela via da conciliação, onde cada um pode ceder para unir. Na verdade ele é discreto, tranquilizador, receptivo, agradável e descomplicado, querendo ser apenas uma pessoa como todas as outras, nem mais nem menos. Procura ver tudo de forma simplificada e prefere não polemizar.

Ligado essencialmente à idéia do Amor Divino, aquela que define como boa e amorosa a natureza do homem e de todas as coisas, ele acredita que o mundo é bom, as pessoas são boas e que assim deve ser porque é a ordem natural. Com esta concepção ele age sem esperar recompensas, acreditando que o bem e a harmonia conduzirão tudo a bom termo, e pensa que os outros  agirão da mesma forma. Fica muito decepcionado quando descobre que existem outras realidades.

Resolver questões usando diplomacia é muito próprio do TIPO 9 pois evitar conflitos é sua compulsão o que pode lhe valer o codinome de “Conciliador por Preguiça”.

A distorção da idéia do Amor Divino gera nele a fixação por acomodação, pela manutenção do “status quo”, deixando que tudo se resolva por si mesmo. Assim, a paixão deste traço revela-se numa certa indolência, uma preguiça, uma espécie de esquecimento de si mesmo, de identificar suas necessidades e prioridades para não ter que enfrentar-se e aos outros. Sua grande dificuldade no trabalho de crescimento será vencer esta inércia e buscar a virtude da “reta ação”, ou seja, fazer o que precisa fazer em benefício dele próprio para sentir-se situado e exercer sua presença.

TIPO 9 tem medo de sentir-se separado, não integrado e por isto adapta-se para manter sua paz e tranquilidade. Desejando fazer valer sua vontade no mundo, ele procura manipular as situações  usando de argumentação lógica no convencimento de suas razões ou pode manifestar uma resistência passiva, negando-se à participação.

Os talentos a serem aproveitados neste TIPO são sua visão universalista, sua lógica simples e capaz de apontar o óbvio onde os outros enxergam dificuldades, sua capacidade de harmonização e habilidade diplomática.

TIPOS 9:

·         Aspiram estar em união com as pessoas e o universo

·         São integradores e generosos quando têm suas energias instintivas equilibradas, mas podem mostrar-se alheios, distantes se não reconhecerem seus instintos

·         Não gostam de tomar consciência de sua raiva, frustrações ou sentimentos negativos que possam alterar seu estado de paz

·         Adiam seus problemas, protelam decisões

·         Têm dificuldade de colocar-se em primeiro plano

·         Em casos de extrema desorganização podem abandonar-se em depressões expressas em gula, preguiça, relaxamento, auto-abandono e recusa de receber ajuda

·         TIPO 9 é, em verdade, uma síntese de todos os tipos reunindo em si a força do TIPO 8, a aventura do 7, a consciência do 6, o intelectualismo do 5, a criatividade do 4, o poder de atração do 3, a generosidade do 2 e o idealismo do 1.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".