- Ano X - nº 3 (76) - Agosto/Novembro 2016.                           Direção: Osiris Costeira

TER OU SER, EIS A QUESTÃO!

 

A famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" - "To be or not to be, that is the question" - da peça "A tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca", Ato III, Cena I, de William Shakespeare (1564/1616), vem à nossa mente quando nos lembramos da "dúvida" do príncipe, ao dizer:

"... será mais nobre
em nosso espírito sofrer pedras e flechas
com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
ou insurgir-nos contra um mar de provocações
e em luta pôr-lhes fim? Morrer... dormir: não mais."

Mas, o que será, realmente, que o Homem quer e busca em sua vida?

Para muitos, será TER, materialmente, condições de realizar tudo o que deseja, através do comando, da liderança e da onipotência de seus próprios desejos, a qualquer preço. É um direito seu ... 

Para outros, será SER, objetiva e realmente, um ser integral, feliz e realizado com o que pode representar na Vida, em que o bem estar e o convívio harmonioso com os demais seres é, realmente, a sua grande e eterna meta de vida, o seu grande e eterno TER. E isso é conseguido através de uma única energia: o AMOR.

Para nós, Ter é importante, claro. Mas o TER suficiente para SER, o necessário para a sua sobrevivência feliz, com segurança, prazer, alegria e possibilidade constante e real de criar, fazendo de cada dia um novo e maravilhoso mundo de realizações. Feliz.

Além disso, a meta do SER nos oferece a visão de que não somos "apenas" um corpo demonstrando a nossa real presença na vida.

SER representa, também, a possibilidade de entendermos que este corpo aloja, principalmente, a grande energia de nosso ESPÍRITO, a fagulha divina de DEUS, a nos lembrar que a nossa história é longa, de muitas vidas, e que estamos aqui para aprender, aperfeiçoar e entender melhor a nossa existência, e um dia - quem sabe? - voltarmos ao PAI. Aí, seremos o SER. Completo.

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".