- Ano XI - nº 1 (77) - Dezembro 2016/Março 2017.                          Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osíris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

 

JOHREI

 

Em japonês, significa “purificação do espírito”, e fala do método de canalização da Luz de Deus através da imposição das palmas das mãos, que têm o poder de queimar máculas do espírito e dissolver toxinas do corpo. Ao realizar este processo, o Johrei dissipa a causa das enfermidades, um dos maiores motivos dos sofrimentos humanos.

Embora a finalidade do Johrei parecesse ser apenas a cura das doenças, num sentido mais amplo é uma maneira de criar felicidade, pois eleva o nível do pensamento tornando-o mais puro.

Assim, a pessoa vai se desligando da parte negativa e passa a promover o bem de toda a Humanidade, uma vez que brota dentro do coração um sentimento espontâneo de pureza e desejo de ajudar o semelhante.

Com isso, um estado de depressão vai desaparecendo e a alegria começa a dominar a vida cotidiana.

Os seus ensinamentos foram transmitidos e ensinados, desde o começo do século XX pelo Mestre Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica Mundial, em 1935, no Japão, e chamado pelos seus seguidores de Meishu-Sama ou Senhor da Luz.

 

Igreja Messiânica Mundial

Descrição: logo

O Johrei, através da Igreja Messiânica Mundial, foi introduzida no Brasil em 1955.

 

Meishu-Sama - Mestre Mokiti Okada

Descrição: Resultado de imagem para mokiti okada biografia

 

Segundo a Fundação Mokiti Okada - M.O.A. - Mokiti Okada nasceu no Japão, no bairro de Hashiba, extremo leste de Tóquio, em 23 de dezembro de 1882. Faleceu em 10 de fevereiro de 1955, deixando prontas as bases para a construção de um mundo espiritual e materialmente evoluído, denominado por ele “Paraíso Terrestre”, expressão que significa a concretização do mundo ideal.

Um mundo onde o pensamento, as palavras e as ações do ser humano se fundamentam na Verdade da Lei da Natureza, ou seja, no Grande Ordenamento Jurídico Universal, que submete, regula e harmoniza toda a Criação.

Ele realizou estudos sobre diversas áreas do conhecimento humano, como política, medicina, educação, filosofia, economia, entre outras, mas, sobretudo, dedicou-se ao estudo da religião, das artes e da agricultura, apresentando propostas viáveis para um desenvolvimento social integrado.

Okada acreditava que a única forma de ser feliz era ajudando outros a serem felizes, e apontou a medicina, a agricultura e a arte como as três áreas mais importantes na vida humana, tendo desenvolvido as suas próprias teorias filosóficas e métodos concretos para as colocar em prática, incluindo a sua técnica de cura e purificação, o Johrei.

Logo após fundar a Igreja Messiânica Mundial, abriu um centro de reabilitação centrado nos poderes curativos da luz, mas este foi encerrado em 1936 sob a acusação de violar a Lei dos Prestadores de Cuidados Médicos. 

Nesse ano, Okada estabeleceu um método de agricultura originalmente chamado de "agricultura sem fertilizantes", ou "agricultura natural", que propõe um cultivo natural onde existe a harmonia com o meio-ambiente, com a alimentação, com a saúde do homem e com a espiritualidade. 

Cerceado pela falta de liberdade religiosa no Japão à época, apenas a partir de 1947 (após o final da Segunda Guerra Mundial) é que o seu trabalho pôde ser abertamente divulgado. 

Mokiti Okada, ao falecer em 1955, deixou para a Humanidade três grandes obras como protótipos do mundo ideal nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, Japão, e dois museus de arte (nas cidades de Atami e Hakone), conceituados internacionalmente, e, ainda, dos arranjos florais que ele mesmo fazia nasceu o estilo Ikebana Sanguetsu, divulgado pela Fundação que leva o nome de seu patrono.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".