- Ano X - nº 3 (76) - Agosto/Novembro 2016.                           Direção: Osiris Costeira
 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

GRANDES ÁRVORES

 

"Nunca dês ouvidos àqueles que, no desejo de te servir,

aconselham-te a renunciar a uma de tuas aspirações. Tu

bem sabes qual é a tua vocação, pois sentes exercer pressão

dentro de ti. E, se a atraiçoas, é a ti que te desfiguras. Mas

fica sabendo que a tua verdade se fará lentamente, pois ela é

nascimento de árvore e não descoberta de fórmula. O tempo é

que desempenha o papel mais importante, porque se trata de

te tornares outra e de subires uma montanha difícil. Porque

o ser novo, que é unidade libertada no meio da confusão

das coisas, não se te impõe como a solução de um enigma,

mas como um apaziguamento dos litígios e uma cura dos

ferimentos. E só virá a conhecer o seu poder uma vez que ele

estiver realizado."

Saint-Exupéry

 

Os ciclos da natureza são os ciclos da vida. Tudo o que vive sofre sua influência. Nós, seres humanos, somos parte deste ciclo. Não somos flores, mas árvores. As flores são as realizações que brotam ao nosso redor, dando forma à nossa realidade, criando uma pintura rica em cores, perfumes e formas; símbolo e evidência daquilo que semeamos durante a nossa existência.

Quero demonstrar que não somos nossas circunstâncias ou desejos. Somos algo muito maior que isto. Nós os criamos e, como criadores, temos o poder de destruí-los, recriá-los, transformá-los naquilo que for nossa vontade, quantas vezes e da maneira que quisermos.

Conscientes deste poder, podemos perceber no símbolo da árvore a relação entre nós e a essência divina. Ao mesmo tempo, podemos usar este simbolismo para a construção de uma vida próspera e feliz.

Vejamos a essência divina como uma árvore – a árvore da vida – e nós como seus frutos. Dentro de cada fruto, jaz a semente de uma nova árvore e, no corpo deste fruto, os nutrientes necessários para fazer essa semente florescer. Quando estamos maduros e somos jogados ao solo para florescermos, seguimos o ciclo da vida, produzindo nossos frutos, que conterão em si essa mesma essência divina. Assim é o ser humano, assim é a vida.

Faça florescer a semente que existe em você, transforme-se na árvore, produza novos frutos e, assim, a essência divina se manifestará mais uma vez.

Entenda que, ao se tornar uma árvore, seus frutos e flores serão muitos. Alguns se desenvolverão e gerarão novas flores e frutos. Outros não. O que importa é que, tendo suas raízes profundas, símbolo da certeza de sua verdadeira identidade, o manancial, a seiva da vida, fluirá eternamente do interior para o exterior, produzindo novas flores e frutos e, com eles, novas sementes.

Portanto, mantenha o equilíbrio, crescendo tanto interiormente, criando raízes, como exteriormente, buscando o sol, a realização. Com isso, terá estabilidade para alcançar o infinito.

Durante esse processo, cuide para que o solo de sua mente não se torne duro, pois, quando isso acontece, a água não penetra mais e novas sementes não florescem. As raízes se atrofiam. Assim como a mente que, ao se fechar a novas idéias, fica presa a pré-conceitos que não evoluem, atrofiam e morrem, não deixando espaço para novas idéias florescerem, e dar frutos à novas realizações. Seja flexível, deixe-se penetrar pela água que desce do céu, pois ela é a emoção responsável pela fecundação da semente, que brota do interior em direção à luz.

RECRIE-SE DE FORMA RECREATIVA.

Recreação significa descontrair, entreter, fazer algo que lhe dê prazer. Aí está um grande exemplo e lição a ser seguida. Recrie-se todos os dias, participando de atividades que o façam sentir bem e feliz. Ao descobrir estas coisas, transforme-as em hábitos e use-as para mudar sua vida.

A essência divina em nós é amor, felicidade e alegria, e assim deve ser nossa vida, expressão destas emoções, que através de nossos atos, semeamos por todo o mundo, fazendo-as florescer no coração daqueles, que compartilham conosco, os ciclos da vida.

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".